A indústria musical está mudando rapidamente com a chegada das plataformas de streaming, novas redes sociais e o comportamento do consumo de música em todo o mundo. Os avanços do mercado exigem, cada vez mais, estruturação na equipe dos artistas, com divisão de funções e responsabilidades bem definidas para cada departamento envolvido no desenvolvimento de carreira.

A profissionalização e organização na estrutura empresarial do artista é essencial para conquistar crescimento contínuo em um mercado onde novos concorrentes surgem a todo tempo. Neste artigo, explicamos a diferença entre booking agent e artist manager e quais suas principais funções.

Saiba o que são booking agents e artist managers

Booking Agent

De maneira traduzida, o booking agent é um agente de reservas, ou seja, um profissional responsável por vender as apresentações artísticas. Uma agência de bookings comanda todas as negociações sobre as datas dos shows, valores, pagamentos e elaboração do contrato de performance artística. Além disso, encarrega-se do billing (posicionamento de marca do artista em campanhas de divulgação e horário de apresentação) e, também, do advancing (logística de passagem, hospedagem e translados necessários para o artista e sua equipe).

Para que todas as funções mencionadas acima sejam realizadas de forma eficiente, o booking agent normalmente possui uma equipe de suporte para cada etapa da venda. A subdivisão de funções dentro de uma agência de booking possibilita que o agente de vendas foque na sua tarefa principal, que é desenvolver relacionamento com contratantes e negociar bons shows para seus artistas, enquanto outros membros da equipe desempenham tarefas administrativas de logística, cobrança, etc.

A remuneração de uma agência de booking no Brasil costuma ocorrer com base em uma comissão de 20% sobre o cachê do artista. Nos Estados Unidos e Europa, as agências geralmente dão duas opções de remuneração que, igualmente, são fixadas em comissão sobre o cachê: a primeira delas inclui os serviços de advancing e, normalmente, é fixada em 15%; a segunda, que não inclui o advancing, é usualmente de 10%.

Artist Manager

Em português, manager significa “gerente”. Sendo assim, podemos resumir essa profissão como quem cuida de todo o gerenciamento de carreira do artista. Além da gestão, o artist manager é também um desenvolvedor de negócios, responsável por trazer novas oportunidades e profissionais que irão ajudar no crescimento da carreira artística.

Um profissional especializado na área de artist management é a pessoa certa para ajudar um artista a implementar sua visão, auxiliando no desenvolvimento da relação com gravadoras, editoras, agências de booking, investidores, assessoria de imprensa, designers, fotógrafos, produtoras de vídeo, agências de marketing digital, compositores, músicos, cantores, produtores musicais e muito mais. Dessa forma, o artista consegue otimizar seu tempo para processos criativos e aperfeiçoamento de suas artes.

Todo o processo de regulamentação e administrativo da carreira do artista também é de responsabilidade do artist manager, como, por exemplo, elaboração de contrato social para criação da empresa, inscrição no CNPJ e gestão contábil. Para isso, é necessário que o manager tenha contato com advogados e contadores especializados na área de entretenimento.

Os termos de acordos celebrados entre artistas e managers podem variar muito. O padrão de remuneração praticado nos Estados Unidos é de 10 a 20% de comissão sobre o faturamento bruto do artista. O período de um contrato de management costuma ser no mínimo de um ano de duração, podendo chegar até seis anos ou mais. Por se tratar de uma aposta de longo prazo, managers evitam contratos muito curtos e se protegem caso a relação não seja duradoura através de Sunset clauses, uma cláusula na qual o manager continua a receber um percentual do faturamento após o término da relação. Por exemplo, um artista que pagava 20% de comissão durante o período de contrato, passa a pagar 15% no primeiro ano após o término , 10% no segundo, e 5% no terceiro. Existem diversos outros modelos de negócio possíveis, o importante é que as duas partes estejam de acordo e satisfeitas com o resultado do trabalho.

 

Alguns motivos para trabalhar com booking agents e artist managers

Network

Agências de booking normalmente trabalham com diversos artistas e estão em constante comunicação com contratantes, por isso, conseguem acessar uma grande rede de contatos para apresentar o trabalho de seus clientes e catalisar a qualidade e quantidade de shows. 

Artist managers que já possuem experiência, terão facilidade em apresentar o artista para o mercado. Possuem relacionamentos que levam anos para serem construídos com pessoas que podem ajudar a transformar a carreira de um artista como, por exemplo, A&R de gravadora (profissional responsável por assinar novos artistas), booking agents, compositores, e artistas já consagrados.

Contratos

O booking agent precisa conhecer as normas, leis e toda a burocracia que envolve a contratação de uma apresentação, é a pessoa ideal para cuidar dessa negociação e garantir que o contrato seja respeitado. Além disso, por cuidar de diversos acordos, possui vasto conhecimento dos preços praticados em diferentes eventos e regiões, que serve como informação valiosa para novas negociações.

manager possui conhecimento sobre todos os contratos necessários para a criação e lançamento de uma música, desde a divisão de royalties entre os compositores e intérpretes, até a negociação com gravadoras e editoras. Ele saberá aconselhar o artista sobre os diferentes possíveis caminhos a seguir no mercado, ajudar em decisões como, por exemplo, realizar um lançamento independente ou trabalhar com uma gravadora de grande porte.

Trabalho em Equipe

Por mais que um artista tenha conhecimento e capacidade de executar todas as tarefas de sua carreira, pode ficar sobrecarregado pelo excesso de demandas e decisões que precisam ser resolvidas. Além disso, a construção de uma carreira é desafiadora e cheia de obstáculos que podem se tornar mais difíceis sem a ajuda e companhia de outras pessoas.

O trabalho de um artista é extremamente criativo, sua saúde mental influencia diretamente no processo de composição e visão de futuro do projeto. Ao delegar responsabilidades administrativas para artist managers booking agents, passa a ter mais tempo para cuidar de sua vida pessoal e se dedicar ainda mais em sua arte.
 

O mercado da música no Brasil está se profissionalizando cada vez mais, entender os escopos de cada área é essencial para a construção de equipes que trabalham em harmonia. Artistas, managers, e booking agents que atuam em conjunto com uma mesma visão, conseguem ultrapassar todas as barreiras e conquistam seus objetivos.

Para aprender mais sobre music business inscreva-se na nossa newsletter.